A diversidade é uma das marcas do Brasil. Em seu vasto território convivem diferentes povos, com seus costumes, culinária e religiões. No país conhecido pelo samba, futebol e carnaval, há também muito espaço para a descoberta das maravilhas naturais, da arte e da cultura brasileiras.
Atualmente dividido em 26 estados, um Distrito Federal e 5.563 municípios, o Brasil tem aproximadamente 190 milhões de habitantes que vivem principalmente em cidades, na faixa mais a leste do território. É - de longe - o maior e mais populoso país da América Latina e desempenha um papel central na economia da América do Sul.
A maior floresta do planeta
Mas se a intenção é turismo de aventura ou de exploração e conhecimento, a Amazônia é o lugar ideal. Localizada ao Norte do país, a maior floresta equatorial do planeta possui cerca de 5,5 milhões de quilômetros quadrados e ocupa 61% do território nacional, extrapolando as fronteiras do Brasil. A Amazônia é um ícone mundial de ecologia e biodiversidade e lá é possível fazer caminhadas de exploração pela selva e passeios de barcos pela região para apreciar a riquíssima flora e fauna. O sul do Brasil também não fica de fora da rota turística. Com destinos românticos como as Serras Gaúchas, no Rio Grande do Sul, região produtora dos melhores vinhos nacionais, ou as famosas Cataratas do Iguaçu, na divisa entre o estado do Paraná, a Argentina e o Paraguai, uma das mais impressionantes paisagens brasileiras, que somam 275 cachoeiras de até 72 metros de altura.
Praias: descansar, tomar sol e jogar bola
Ninguém resiste às belas praias brasileiras, que continuam estampando a maioria dos cartões postais do país. São mais de sete mil quilômetros de litoral, com paisagens paradisíacas de praias azuis, areia branca, muito sol e água de coco.
Entre as mais famosas estão Copacabana e Ipanema, localizadas no principal ponto turístico brasileiro, o Rio de Janeiro. Mas há ainda a praia da Joaquina, em Florianópolis, ?point? do surfe mundial, a Praia do Forte, no litoral Norte da Bahia, sede do projeto Tamar de proteção às tartarugas-marinhas, e as belas praias do arquipélago de Fernando de Noronha, todas conhecidas internacionalmente.
Aos domingos, futebol
Onde quer que se vá, à praia ou a uma vila no meio da floresta, sempre haverá um gramado verde, traves, uma bola e ao menos dois times de futebol para os jogos de domingo. Nas grandes cidades, é possível conhecer os principais estádios, freqüentar bares especializados em futebol e até visitar o primeiro museu do futebol do Brasil, que fica em São Paulo, no Estádio do Pacaembu.
Com os preparativos para a Copa de 2014, as capitais brasileiras estão correndo para preparar seus estádios. Mas além da disputa das cidades, ainda mais acirrada é a disputa de times que planejam reformar ou construir suas arenas a tempo de serem indicadas como estádios oficiais da Copa do Mundo.